Cansanção completa 54 anos de emancipado neste domingo

4
657

O município de Cansanção comemora neste domingo (12) o seu 54º aniversário de emancipação política. Até final da década de 50 foi ligado política e administrativamente a Monte Santo. O seu primeiro prefeito foi o comerciante João Andrade.

Durante o dia acontecerão eventos alusivos à data. Pela manhã está marcado um ato religioso; à tarde acontece o primeiro festival de bandas e fanfarras do município, que terá a participação de várias cidades da região. À noite vai acontecer festa com atrações locais. As comemorações acontecerão na praça José Ambrósio.

Localizado nordeste da Bahia, Cansanção tem uma história que remota ao final do século XIX, quando os primeiros moradores construíram suas casas em parte do terreno da fazenda com mesmo nome, que pertencia a Luiz Buraqueira. Foi ponto de descanso das tropas federais que rumavam a Canudos, para combater Antônio Conselheiros e seus seguidores.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cansanção tem, hoje, 32.908 habitantes. No final da década de 50, quando foi emancipado, contava com pouco mais de 12 mil moradores. O município se destaca pelo clima ameno – média anual de 23º, a alegria e hospitalidade do seu povo, e a sua beleza natural.

Para orgulho dos cansançãoenses, a cidade é citada no romance-reportagem “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que relata, numa visão pouco romanceada, a Guerra de Canudos. Os escritor contou que assistiu a missa numa casa modesta e se admirou com a força física de Luiz Buraqueira, apesar dos 80 anos.

Redação: João Batista

4 COMMENTS

  1. Minha cidade é linda de ver
    Minha cidade é linda de ver
    Seja bem-vindo ao nosso Qg
    Ela nasceu, nasceu pra você!
    Com este fragmento gostaria de parabenizar a cidade de Cansanção pelos seus 54 anos de história. Tenho tido muitas propostas para estar em outros lugares, porém é aqui onde se encontram meus amigos, meus familiares e acima de tudo minhas raízes. Portanto, minha vida está fincada nesta cidade de Cansanção da qual sinto muito orgulho de pertencer.
    Professor Rogério Ribeiro

  2. cansançao e uma cidade maravilhosa mas o que mancha sao os politicos por isso nao vamos mudar no que estar dando certo vamos votar em ranufo gomes

  3. cansançao e uma cidade maravilhosa mas o que mancha sao os politicos por isso nao vamos mudar no que estar dando certo vamos votar em ranufo gomes ass tio dila

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here