Cansanção completa 58 anos de emancipação política

2
88

cansancao-bahiaCansanção comemora nesta sexta-feira (12) o seu 58º aniversário de emancipação política.

Entre as comemorações, a prefeitura programou uma festa dançante na Praça José Ambrósio Modesto que contará com shows da banda EdCity, 3 Encantos, além de convidados.

Breve História

Localizado nordeste da Bahia, Cansanção tem uma história que remota ao final do século XIX, quando os primeiros moradores construíram suas casas em parte do terreno da fazenda com mesmo nome, que pertencia a Luiz Buraqueira. Foi ponto de descanso das tropas federais que rumavam a Canudos, para combater Antônio Conselheiros e seus seguidores.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cansanção tem, hoje, 35.235 habitantes. No final da década de 50, quando foi emancipado, contava com pouco mais de 12 mil moradores. O município se destaca pelo clima ameno – média anual de 23º, a alegria e hospitalidade do seu povo, e a sua beleza natural.

Para orgulho dos cansançãoenses, a cidade é citada no romance-reportagem “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que relata, numa visão pouco romanceada, a Guerra de Canudos. Os escritor contou que assistiu a missa numa casa modesta e se admirou com a força física de Luiz Buraqueira, apesar dos 80 anos.

2 COMMENTS

  1. Fiz parte dessa festa em comemoração ao quinquagésimo oitavo aniversário dessa cidade maravilhosa parabéns cansanção

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here